Estomatologia

A Estomatologia é a especialidade que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca e suas estruturas anexas, como os lábios, língua, dentes, mucosa oral, glândulas salivares e amígdalas. Também é atribuição do estomatologista é estar atento para o diagnóstico e o devido encaminhamento ao médico, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

A identificação e tratamento de lesões como hiperplasias (aumento de volume em forma de nódulos ou bolhas nas diversas partes da boca), úlceras (“feridas” que não cicatrizam há mais de 15 dias), aftas, lesões de herpes e outras afecções bucais, bem como o diagnóstico precoce do câncer de boca fazem parte do campo de atuação do estomatologista. Além disso, lesões bucais decorrentes da quimio e/ou radioterapia, aplicada em pacientes em tratamento de vários tipos de câncer também podem ser tratadas através desta especialidade.

estomatologia

As lesões bucais estão agrupadas em diferentes categorias, associadas a processos fisiológicos e patológicos semelhantes, ou seja, entre os grupos, existem processos semelhantes que levam ao desenvolvimento de determinado distúrbio. Tais lesões são conhecidas como Lesões Fundamentais. Entre as principais lesões fundamentais, podemos citar:

manchas ou máculas: alterações de cor da mucosa bucal, como manchas castanhas, avermelhadas ou arroxeadas;

placas: lesões elevadas em relação à mucosa, maior em extensão que em altura;

erosão: perda parcial do epitélio, torna a mucosa mais fina e sensível, geralmente associada à dor na região afetada;

úlcera: “ferida” onde ocorre perda de continuidade do epitélio. Pode estar associada a uma série de causas, como traumáticas, infecciosas, sistêmicas ou neoplasias;

vesículas e bolhas: elevações do epitélio contendo líquido no seu interior, podendo estar associadas a alteração de cor da mucosa ou não;

pápulas e nódulos: lesões sólidas, circunscritas, superficiais ou profundas, podendo estar associadas a trauma, infecções ou neoplasias.

É de extrema importância, tanto ao dentista clínico quanto ao especialista em Estomatologia, o exame completo da cavidade bucal, na busca e avaliação de possíveis alterações da morfologia (anatomia normal da mucosa e dentes) ou de lesões conhecidas como lesões fundamentais. Além disso, a identificação da lesão aliada à busca pelo seu fator causador deve fazer parte da prática profissional de todo e qualquer estomatologista.