Aparelho dentário | ortodôntico

O aparelho dentário é um dispositivo utilizado para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Os aparelhos podem ser fixos ou removíveis dependendo da indicação feita pelo ortodontista.

O sorriso é considerado um cartão de visitas e manter os dentes alinhados não só proporcionam melhor estética como podem ser benéficos à saúde, evitando possíveis complicações periodontais, falta de crescimento ósseo e limite de movimentos dentários, entre outros. Além disso, o mau posicionamento dos dentes podem causar problemas nas articulações, na respiração, na fala e mastigação.

Os aparelhos dentários vêm passando por alterações ao longo dos anos e acarretando mudanças importantes para a estética, conforto e diminuição do tempo de tratamento, tanto para crianças como para adultos.

aparelho dentário canoas

Quais os tipos de aparelhos indicados?

Aparelho autoligável:

composto por brackets (pequenas peças fixadas em cada dente) que não necessitam de borrachinhas. As brackets servem para fixar o fio metálico, chamado de arco ortodôntico, que servirá de guia para puxar ou empurrar os dentes fazendo o alinhamento. Por conta da agilidade na movimentação dos dentes, este tipo de aparelho poderá ter seu tempo de tratamento reduzido e a manutenção pode se dar em intervalos maiores.

Aparelho estético:

semelhante ao aparelho dentário autoligável este modelo descarta aquele “sorriso metálico” que esteticamente desagrada algumas pessoas. O aparelho estético é transparente ou branco da cor do dente, os brackets e fio são feitos de cerâmica e é muito mais discreto.

Aparelho metálico:

preferido entre os adolescentes por permitir o uso de borrachinhas coloridas nos brackets. Essas ligações de borracha tem a função de dar suporte ao ajuste do aparelho dentário. É o modelo que possui a melhor relação custo benefício.

Aparelho lingual:

Neste, os brackets são fixados nas costas dos dentes ficando totalmente invisíveis, sendo o modelo mais discreto existente no mercado. Ele é confortável e não machuca a língua e nem prejudica a fala. Apenas a higienização torna-se mais complicada pois este modelo é posicionado atrás dos dentes, o que eu dificulta a visualização. É indicado fazer limpeza periódica junto ao dentista.

Aparelho invisalingn:

atualmente é a mais alta tecnologia em aparelhos ortodônticos em u sistema que utiliza uma série de alinhadores sequenciais, feito com tecnologia 3D. estes modelos são removíveis, transparentes, confortáveis e realizam o movimento dos dentes pouco a pouco.

Aparelho móvel:

muito utilizado na fase final do tratamento ortodôntico, servem de contenção para estabilizar os dentes que terão nova movimentação. Eles são responsáveis por pequenas movimentações dentárias.

Com o uso de aparelho dentário, seja qual for o modelo, os cuidados com a higienização devem ser redobrados:

Se não forem bem cuidados os dentes podem até mesmo manchar (ocasionado por placas bacterianas) sem contar com o aumento da propensão às cáries.

Alimentos duros também devem ser evitados para não prejudicar o aparelho dentário.

E as visitas ao dentista devem ser seguidas conforme orientação, durante os meses de tratamento e após.