Implante dentário: o sorriso e a confiança recuperados

Implantes são parafusos de titânio colocados em áreas desdentadas e com a colocação de próteses sobre os implantes o paciente terá de volta sua capacidade de exercer as funções mastigatórias e funcionais de maneira semelhante aos dentes naturais. Fazer implante dentário é um momento muito importante na vida do paciente, especialmente em casos de ausência total de dentes. Os implantes representam a chance de o paciente ter sua confiança de volta. Além de um sorriso lindo e muito natural, os implantes propiciam segurança e conforto na mastigação e é claro, muita autoestima. O bom resultado neste procedimento depende de bons exames clínicos, boa saúde do paciente, planejamento bem detalhado, utilização de materiais e equipamentos modernos e a melhor execução feita por profissionais qualificados e experientes. É importante certificar-se da qualidade dos produtos utilizados pelo dentista, todo material deve ter registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esta é a garantia da utilização de produtos duradouros e de qualidade.

implante dentário canoas

Como se dá o procedimento para a implantação de dentes?

Após todos os exames clínicos realizados e o planejamento do dentista aprovado pelo paciente, passa-se para o procedimento cirúrgico em que pinos de titânio são implantados no osso da mandíbula ou maxila. Cada pino representa um novo dente.

Nos casos em que houve muita perda óssea, o primeiro procedimento deverá ser o enxerto ósseo. Trata-se da retirada de fragmentos ósseos de outra parte do corpo do paciente ou vindo de bancos de ossos, estes podem ser de origem humana, animal ou sintética conforme orientação do dentista e opção do paciente. Se for necessário enxertar, o que ocorre com a maioria dos pacientes edêntulos ou usuários de próteses móveis será necessário um período de cicatrização antes da realização do implante de titânio.

Quando o processo estiver concluído com a ósseointegração e cicatrização completas, são fixadas as próteses que são os novos dentes e o paciente estará pronto para sorrir novamente!

Quando é necessário fazer enxerto ósseo?

É normal que o paciente perca osso após a perda dos dentes naturais. Antes de se fazer um implante dentário, esta perda aumenta gradualmente a medida em que o tempo passa. Para se ter a arcada dentária completa para a colocação dos parafusos de titânio (implante dentário), é necessário que seja realizado um enxerto ósseo.

Quanto tempo dura o tratamento completo do implante dentário?

Se o procedimento for realizado por um profissional experiente o período de cicatrização será menor. Em média, o tratamento completo pode levar de seis a 10 meses.

Enquanto o paciente estiver passando por período de cicatrização ele fica sem nenhum dente?

Não, próteses provisórias são usadas no local dos implantes para o paciente poder levar uma vida normal.

Qual o tipo de prótese sobre implante dentário é mais utilizado?

Existem diversos tipo de prótese sobre implante que são colocadas sobre os implantes, normalmente são confeccionadas com porcelana que conferem grande resistência com o metal usado nos implante dentários.