Odontopediatria – O que é?

O cuidado e a precaução com a saúde bucal devem começar desde muito cedo. A Odontopediatria é, justamente, a especialidade dos dentistas que se dedicam a cuidar e atender bebês e crianças. Em outras palavras, a Odontopediatria atende pessoas que estão em formação, e que por isso merecem uma atenção especial devido às muitas peculiaridades dessa fase. Essas peculiaridades envolvem principalmente as características específicas relativas à primeira dentição (“dente de leite”) e a dentição mista (“dente de leite” e “dente permanente”). Assim, o atendimento na Odontopediatria interage com especialidades como otorrinolaringologista, pediatria e nutrição.
O atendimento deve ser feito com muito cuidado já que além dos fatores físicos que envolvem a formação dentária das crianças e bebês, os fatores psicológicos também merecem atenção. Um mau atendimento durante o tratamento odontológico nessa fase pode traumatizar a criança para o resto da vida, já que é o primeiro contato do indivíduo com o dentista.

 

 

Quando devo procurar um Odontopediatra?

Quando o primeiro dente do bebê surge significa que já está na hora de levá-lo a um Odontopediatra. Esse profissional tem a responsabilidade de trabalhar na prevenção, educação e motivação do paciente para alcançar a saúde bucal por toda vida. Ao recorrer à Odontopediatria, pais e responsáveis obterão informações preciosas sobre hábitos alimentares e cuidados na higiene bucal da criança. Quanto antes realizado esse atendimento, maior é a prevenção de problemas bucais, como a prevenção de cáries, por exemplo.
Já na gestação, as futuras mamães podem buscar orientação junto ao Odontopediatra e assim tirar as dúvidas quanto aos cuidados essenciais. O tratamento e o acompanhamento seguem por toda a infância e adolescência, até atingir a fase adulta. Se os cuidados e os hábitos bucais saudáveis forem estabelecidos desde a infância, com mais facilidade e naturalidade serão mantidos na fase adulta.