Tratamento da gengiva

A saúde dos dentes depende muito da saúde da gengiva que é responsável pela sustentação dos dentes. Todo tratamento da gengiva realizado precisa dos cuidados para não machucar e/ou prejudicar esta área sensível da boca. Junto com a cárie, a doença da gengiva é a principal causa da perda dos dentes.

A doença mais comum é a gengivite que se trata de inflamação causada por placa bacteriana proveniente de higienização mal feita. Sem os cuidados necessários a gengivite pode evoluir para a periodontite que é a forma mais grave da doença em que todos os tecidos ao redor do dente são comprometidos. A periodontite mais grave causa reabsorção óssea, retratação da gengiva e como consequência, causa mobilidade e perda dos dentes.

Quando a inflamação estiver generalizada inicia a formação de bolsas periodontais que se formam entre a gengiva e os dentes, devido ao afastamento da gengiva. A existência de substancias presentes na saliva, fixam-se na placa bacterianas, intensificando o processo inflamatório. As bactérias que se instalam nestas bolsas podem espalhar-se pela corrente sanguínea alojar-se nas válvulas cardíacas e comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração.

tratamento da gengiva canoas

Quais as causas de doenças periodontais?

Os danos à gengiva podem ter várias causas que vão desde a escovação excessiva ou limpeza vigorosa com fio dental, até a falta dela. A higienização mal feita é hoje a principal causa de doenças na gengiva.

Dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aparelhos mal encaixados ou mal limpos, como aparelhos e dentaduras, podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.

Outros fatores também podem ser responsáveis pela gengivite, tais como: idade avançada, diabetes, uso de determinados medicamentos, fumo, imunidade baixa, deficiência nutricional, entre outras.

Quais são os sintomas?

No início percebe-se pequenos sangramentos ao escovar os dentes e/ou usar o fio dental, logo começam aparecer inchaços e mudanças de cor na gengiva.

Veja alguns sintomas: os dentes parecem estar mais longos, isso acontece devida a retração da gengiva. Logo, as gengivas se separam dos dentes favorecendo o surgimento de bolsas gengivais, o mau hálito também é percebido, a mordida e a posição dos dentes mudam e secreções de pus começam aparecer ao redor dos dentes.

Como se dá o tratamento da gengiva?

O tratamento requer um trabalho em conjunto entre o dentista e o paciente que deverá associar o tratamento a diversos cuidados.

No consultório, o profissional retira toda a placa bacteriana e efetua limpeza profunda, em casa o paciente deve higienizar corretamente conforme orientações do dentista. Visitas regulares devem ser seguidas.

E a prevenção como se dá?

Indica-se a utilização de escovas de dente macias que devem ser trocadas a cada três ou quatro meses, a escovação após as refeições e uso do fio dental diariamente são fundamentais.