Prótese Dentária

Prótese dentária é o termo designado para a reposição de dentes naturais perdidos, por método artificial. Atualmente, com as novas técnicas aplicadas à odontologia, é possível usar próteses muito semelhantes aos dentes naturais com uma diferença pouco ou quase nada perceptível.

A principal função da prótese é a reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e de mastigação.

As próteses dentárias tem a função de restaurar dentes muito comprometidos, substituir dentes perdidos, melhorar a estética, o bem estar e devolver a função mastigatória.

prótese dentária canoas

Prótese total

Mais conhecida como dentadura, as próteses totais podem ser retiradas e colocadas pelo próprio paciente. Elas são feitas sob medida, em laboratório, a partir do molde tirado da boca do paciente. Feitas com uma base acrílica que imita a gengiva e se apoia sobre ela. A prótese superior cobre todo o céu da boca e a inferior adapta-se ao espaço da língua.

Prótese Parcial removível

Este modelo pode ser usada em casos em que ainda existam alguns dentes, elas servem para recompor a estrutura da dentição completa. Trata-se de uma armação onde os dentes artificiais são fixados. Esta armação fica e enlaçada aos dentes e apoiada na gengiva para dar maior segurança.

Prótese dentária fixa

São as coroas e as pontes que substituem um ou mais dentes perdidos. As coroas repõem a parte prejudicada dos dentes parcialmente destruídos e as pontes repões os dentes perdidos se apoiando nos dentes laterais para serem fixadas.

Prótese sobre implante

Trata-se de próteses dentárias individuais, feitas normalmente de porcelana ou acrílico, instaladas (parafusadas) sobre pinos de titânio implantados no osso da mandíbula. O implante é realizado através de processo cirúrgico. As próteses sobre implantes, também chamadas de carga imediata, são o tipo mais eficiente, pois oferecem toda segurança e estabilidade ao paciente, elas podem substituir um dente apenas ou a arcada completa.

Prótese sobre implante All on 4

Este procedimento possibilita a colocação de próteses fixas, também chamadas de pontes, em apenas quatro implantes de titânio, ou dois na arcada superior e dois na inferior, estes implantes funcionam como “pilares” que irão fixar as próteses. Este procedimento é muito utilizado na reabilitação de pacientes desdentados, possibilitando a colocação de dentes imediatamente após a cirurgia.

Porque é importante usar prótese dentária?

A perda dos dentes naturais acarretam uma série de problemas, não somente estético mas também funcionais, estruturais e de saúde, como a diminuição da capacidade mastigatória que geram uma série de problemas gastrointestinais. Além disso, alterações fonéticas e oclusais são consequências da perda dos dentes que quase sempre vem acompanhada da perda de tecidos periodontais (osso, gengiva e ligamentos).

Para uma adaptação cômoda com sua prótese dentária, certifique-se de que está escolhendo um bom profissional para cuidar da confecção, se a prótese não ficar bem acomodada na boca ela irá machucar a gengiva e causar muito desconforto. Volte a sorrir com confiança com a Caeroclin’s.