Tratamento de canal
O ramo da odontologia que trata de lesões na polpa (nervos) ou raízes dos dentes, chama-se Endodontia popularmente conhecido como tratamento de canal. Trata-se da remoção do tecido mole (polpa) de dentro do dente (canal) este procedimento faz-se necessário quando este tecido está inflamado ou infectado, podendo estar vivo ou necrosado (morto).
Após a remoção da polpa, o dentista limpa e esteriliza a o canal, que é a parte interna do dente, e preenche com material de obturação que pode ser resina (plástico), amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco), porcelana ou ouro.
Quais são os procedimentos para o tratamento de canal?
Algumas idas ao dentista serão necessárias, em geral o tratamento é feito em várias etapas, dependendo do caso. O tratamento de canal será necessário na restauração de um dente com um grau muito avançado de cárie.
Se a cárie chegou até a raiz do dente, o paciente vai precisar de muita paciência para reverter a infecção. Normalmente, nestes casos, o paciente esperou até sentir muita dor para então procurar um dentista.
Quais são as etapas do tratamento?
A primeira atitude a ser tomada é o preenchimento de informações do paciente ao dentista, sobre todos os procedimentos cirúrgicos aos quais o paciente já se submeteu e quais medicamentos tenha tomado, então o profissional irá solicitar a realização de exames clínicos adequados.
Com a avaliação dos exames clínicos e da radiografia, o dentista vai estabelecer um plano para a realização do procedimento de forma segura, a não causar desconforto ao paciente.
Passa-se então para o processo cirúrgico, ao qual é indicado a utilização de anestesia local com o cuidado de que não resultará em área de sensibilidade após o final do tratamento. Nesta etapa ocorrerá o esvaziamento do canal que é composto de material mole (polpa) e de resíduos e infecções. Para isso o dentista realiza uma sequência de procedimentos, tais como limagem, raspagem, irrigação, ultrassom, secagem e confirmação das medidas do interior do dente.
Feito isso o profissional vai obturar o dente (preencher o interior do dente com resina, amalgama, porcelana ou ouro).
A partir daí o paciente fará uma série de avaliações para o dentista conferir a evolução do tratamento, recomenda-se uma consulta nos próximos 90, 180 e 360 dias.
Tratar o canal muda a cor do dente?
É possível que o dente fique mais escuro, mas para isso existem outros tratamentos que devolvem ao dente obturado a mesma tonalidade dos demais.
O primeiro procedimento requer que o paciente use produtos clareadores, se o resultado não for obtido dessa forma, o paciente ainda pode optar por aplicar camada de verniz ou a colocação de uma coroa.